sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

OS EFEITOS

A bola de ténis pela sua textura, forma e composição permite batimentos com efeitos diversificados, originando altas velocidades de rotação. Através da aplicação dos diversos efeitos conseguimos também alterar os ritmos de velocidade da bola e aplicá-los de forma inteligente.
Embora a nível prático não se consiga definir com exactidão o tipo de efeito aplicado devido à abundante mistura entre eles, segundo Damasceno (2002), podemos considerar três tipos de efeitos base:
  • Topspin (= liftado);
  • Underspin (= cortada);
  • Sidespin.

Topspin: este batimento traduz-se num efeito para a frente. Caracteriza-se por um batimento na bola de baixo para cima. O contacto com a bola é feito na sua superfície superior, causando um efeito giratório para a frente.

Underspin: este efeito é precisamente o contrário do anterior. A rotação da bola é de trás para baixo. Ao executar este movimento a bola segue mais lente e alta sendo frequentemente utilizada para approachs, amorties e esquerdas.

Sidespin: este batimento traduz-se num efeito lateral da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. A bola gira horizontalmente.

Podemos ainda considerar outros tipos de efeitos derivados da combinação dos efeitos básicos. São eles:

  • Slice;
  • Oblíquo.

Slice: combinação entre underspin e sidespin. Frequentemente utilizado no serviço e nos approach de esquerda, de forma afastar a bola o máximo possível do alcance do adversário.

Oblíquo: combinação entre o efeito de topspin e o sidespin. Utilizado com frequência no segundo serviço e nos batimentos do fundo do court, tanto em situações ofensivas como contra-ofensivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário